Seja bem vindo(a)!

Receitas práticas, super saudáveis e saborosas, sem leite e ovos, para mudar a sua vida!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ENTENDA O QUE É LECITINA

              Confesso a vocês que eu adoraria postar hoje mais uma receitinha saborosa, mas estou sem ingredientes necessários para mais testes. Porém, meus estudos não se limitam à receitas, amigos e amigas leitoras... tenho sempre pesquisado acerca de vários componentes que encontro nos produtos que utilizo nas minhas receitas( para não ficar nenhuma dúvida!!..). 
           Hoje venho trazer mais uma luz no fim do túnel para nossas receitinhas: o que é a tal da LECITINA que tanto encontramos nos ingredientes? Bem, "... lecitina é a designação dada a uma mistura de glicolípidos, triglicéridos e fosfolípidos (por exemplo: fosfatidilcolina, fosfatidiletanolamina e fosfatidilinositol). Contudo, em bioquímica, o termo lecitina é, usualmente, utilizado como sinónimo de fosfatidilcolina pura - um fosfolípido que constitui o principal componente da fracção fosfatada que se obtém da gema de ovo (em grego: lekithos - λεκιθος, de onde deriva o nome do composto) ou de grãos de soja, de onde é extraída por meios mecânicos ou químicos, utilizando hexano" .( LEIA MAIS SOBRE EM: wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Lecitina )
          Deu para perceber que temos, pelo menos, dois tipos de lecitina: um de origem animal- ovo( que não nos interessa) e o de origem vegetal( que vem da nossa amiguinha soja). Então, para ficar mais fácil, ao comprar um produto que tenha lecitina, verificar o termo "lecitina de SOJA". Aí poderemos comprar sem medo!!!! Já me deparei com um produto que havia apenas o termo "cacau lecitinado", sem especificar se havia ou não proteína animal( em outras palavras, se a lecitina era originaria do ovo ou da soja). O fato é que não dava pra saber e eu tirei a dúvida testando! Felizmente não houve alteração no estado clínico da minha filha, mas isso não me deu garantia nenhuma.No caso, como o produto era DIET e não havia nenhum indicativo que houvesse proteína animal, eu testei e deu certo. Em todo caso, é melhor se certificar de que origem é a lecitina.
         Então, amigos e amigas leitoras, espero ter contribuído um pouco com este informe, para estender um pouco mais o universo dos produtos que as pessoas com necessidades alimentares especiais podem consumir. 
           Um abraço e até breve, com mais receitinhas, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário